Novas Tecnologias impactam o Entretenimento e a Comunicação. Entenda a necessidade de se adaptar para permanecer relevante no mercado em constante mudança.
Você já parou para pensar sobre o impacto que a chegada da televisão e do rádio têm no entretenimento? Se não pensou e tem mais de 25 anos, você com certeza vivenciou a rápida transformação trazida pela internet na forma como consumimos novelas, séries e notícias. E agora estamos chegando a uma nova fase de mudança na forma como usamos os meios de comunicação, o avanço da Inteligência Artificial e da Realidade Virtual, são a grande aposta das grandes empresas de tecnologia, como META e Apple.
Em participação no programa CNN TIME PRIME, o comentarista de tecnologia do canal, Marcelo Tripoli, opinou sobre a chegada do Vision Pro, óculos de realidade virtual da Apple, que deve avançar rapidamente e ter seu uso difundido nos próximos 5 anos. Então, surge uma grande questão, qual será o impacto de inovações como essa na comunicação e entretenimento?
Verdade seja dita, estamos vivendo uma era de transformação constante, da chegada da internet até a IA, os meios de comunicação tiveram que se adaptar muito rápido às demandas das novas gerações, e ensinar as gerações mais velhas a consumirem seus novos produtos. Um grande exemplo são os streamings, mesmo que grande parte dos jovens estejam completamente adaptados a assistir filmes e séries apenas na Netflix, Prime vídeo ou similares, a televisão continua tendo um impacto importante na cultura brasileira.
De acordo com Kantar IBOPE, em pesquisa divulgada em 2022 pela Folha de São Paulo, as novelas da Globo tem audiência semanal de 70 milhões de espectadores, já a gigante mundial Netflix leva cerca de um ano para alcançar o mesmo número. Então, é válido pontuar que as novas tecnologias, não destinam o fim de suas antecessoras, mas é preciso sim se adaptar ao que surge e avança no mercado.
Usando outra vez o Grupo Globo como exemplo, ainda que tenha grande alcance na TV aberta, a adaptação ao streaming com a criação do Globoplay e investimento para fortalecer a plataforma se mostrou um grande acerto. Hoje, a plataforma reúne conteúdos exclusivos com os conteúdos da TV aberta, reality shows, novelas, filmes e séries internacionais. Assim, mesmo com a chegada de diversas empresas com conteúdos exclusivos no Brasil, o grupo continua a ser extremamente relevante para o audiovisual do país.
É um caminho similar de adaptação que devemos observar com a IA e a realidade virtual, novas tecnologias que funcionaram como um novo canal de consumo, melhorando a experiência do usuário, e evidentemente é necessário que o mercado de comunicação entenda como traçar novos caminhos. E essas inovações tendem a dar ênfase em tendências que já estão presentes no mercado a algum tempo como:
Outro exemplo de avanço tecnológico que aumenta a integração digital e a interação com o público, assim como a IA e a realidade virtual, é o avanço do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) para a TV 3.0. No último dia 03 de abril, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, trouxe mais detalhes sobre o plano de implantação, enfatizando as melhorias na qualidade de som e imagem para o telespectador, e a maior interatividade com o público pelo acesso direto com a internet.
Em entrevista a Meio & Mensagem no ano passado, a gerente sênior do regulatório da Globo, Ana Eliza Faria e Silva, pontuou que essa mudança leva a televisão a quebrar barreiras e se aproximar mais da internet, já que o telespectador poderá acessar as emissoras por diversos tipos de aparelhos. Com a TV 3.0, o usuário passará a acessar as emissoras como um aplicativo, aumentando o alcance e o engajamento do público.
Diante da constante evolução tecnológica, é inegável que novas tecnologias vão impactar o cenário do entretenimento e da comunicação. E será necessário se reinventar para permanecer relevante no mercado, mas é um caminho natural que tem muitas semelhanças com características que já guiam os profissionais da área, que buscam aprimorar a experiência do usuário e potencializar a comunicação entre marcas e clientes.
Portanto, é imprescindível que o mercado de comunicação esteja atento a essas tendências, buscando não apenas acompanhar, mas também antecipar-se às necessidades e expectativas do público, garantindo assim uma proximidade contínua e eficaz com os consumidores em meio a esse cenário em constante transformação.